βhCG

O biomarcador de eleição para ajudar na deteção precoce da gravidez

  • Solicite mais informações sobre os biomarcadores
    Gostaria de saber mais sobre os biomarcadores da Radiometer

    Detalhes do contacto

    Detalhes do local de trabalho

    Ao submeter este formulário, confirmo que revi e compreendi o aviso de privacidade de dados

    All fields must be filled!

  • Ver mais produtos
  • Resultados rápidos
  • Resultados quantitativos
  • Deteção precoce da gravidez

Teste de gravidez no serviço de urgência

A realização do teste de gravidez é uma prática clínica comum quando as mulheres são admitidas no serviço de urgência (SU). Isto deve-se ao facto de a gravidez ser frequentemente a causa clínica dos sintomas na apresentação no SU e também porque a gravidez é um fator de risco noutras doenças graves, incluindo a infeção do trato urinário e a tromboembolia venosa (TEV) [1,2].

Quando uma mulher apresenta sintomas como dor abdominal grave ou inchaço das pernas, ou apresenta um traumatismo que requer radiografia, um teste de gravidez rápido e preciso pode fornecer informação crítica para o tratamento e gestão adicionais da afeção da paciente

Uma análise quantitativa do sangue que mede a gonadotrofina coriónica humana - fração beta (ßhCG), realizada no ponto de cuidado, pode fornecer rapidamente resultados exatos para este fim [3].

ßhCG - um biomarcador eficaz de gravidez

A ßhCG é uma hormona produzida pela placenta durante a gravidez. Induz a produção de estrogénio e progesterona, ao mesmo tempo que suprime o sistema imunitário materno para sustentar o feto em desenvolvimento [4, 5].

A maioria dos testes de gravidez mede os níveis de ßhCG, que aumentam rapidamente nas primeiras semanas de gestação. A ßhCG pode ser detetada em amostras de sangue e urina, mas normalmente está mais concentrada no sangue. As análises ao sangue podem detetar a ßhCG cerca de 11 dias após a conceção, vários dias antes de as análises convencionais à urina [6].

As análises ao sangue são também mais sensíveis do que as tiras de teste normalmente usadas para análise à urina, disponibilizando resultados quantitativos para sustentar a avaliação clínica [3].

Implicações da gravidez para o tratamento clínico

A gravidez pode afetar significativamente o tratamento de uma paciente. Tal acontece sobretudo nas comorbidades comuns – tais como: TEV, asma, diabetes, hipertensão e vários tipos de infeções – em que a gravidez tem implicações na dosagem e utilização de determinados antibióticos, anticoagulantes e outros tratamentos [7].

A gravidez também constitui uma indicação para minimizar tratamentos radiográficos desnecessários, tais como raios-X, que possam prejudicar potencialmente o feto em desenvolvimento. A diretrizes gerais recomendam que se considere a realização de um teste de gravidez antes da radiografia caso uma paciente se apresente com atraso menstrual [8].

Os testes ßhCG no ponto de cuidado aceleram o tempo de resposta do SU

As análises ao sangue para deteção de ßhCG têm vantagens adicionais no ponto de cuidado, comparativamente com testes convencionais à urina. Estudos indicam que as análises ao sangue no ponto de cuidado podem reduzir o tempo geral de resposta para os resultados [9].

 

Um dos principais motivos para esta redução é o facto de as análises ao sangue evitarem a necessidade de aguardar pelas amostras de urina. Poderão ocorrer atrasos significativos se as pacientes não estiverem preparadas para fornecer urina ou não puderem fornecer amostras devido a doença ou lesão.

Testar a ßhCG no AQT90 FLEX da Radiometer

O analisador AQT90 FLEX disponibiliza resultados quantitativos de qualidade laboratorial no teste ßhCG em menos de 19 minutos, acelerando o diagnóstico de gravidez no SU para sustentar a tomada rápida de decisões clínicas.

O analisador de imunoensaio AQT90 FLEX é um analisador de bancada que permite avaliações rápidas de biomarcadores junto do paciente.

O seu sistema de tubo fechado facilita o teste ßhCG: o operador simplesmente introduz o tubo de amostra no suporte de tubos na porta de amostras e o analisador realiza todos os passos do ensaio automaticamente. Não é necessária a preparação da amostra.

Todos os reagentes necessários estão incluídos nos cartuchos de teste, que permanecem estáveis no analisador durante 20 dias, garantindo a otimização da disponibilidade e do tempo de atividade.

Factos rápidos sobre o ensaio ßhCG no analisador AQT90 FLEX

  • Tipos de espécimes: sangue total venoso e plasma
  • Tubos de amostras: ajustam-se à maioria dos tubos convencionais de 13 × 75 mm
  • Sem exposição a sangue: sistema fechado
  • Sem preparação de amostra ou ensaio
  • Elevado desempenho analítico
  • Sem presença de “efeito gancho” (hook effect)
  • A hemólise, lipemia, icteria e biotina* não apresentam interferência com o ensaio.


*Não foi observada qualquer interferência com biotina até 2,6 mg/l (2600 ng/ml)

Especificações do teste ßhCG

Tempo de resposta:
18,09 min
CV % (plasma): CV % intra-laboratório na conc. 3,1 UI/L: 17,2 %
Percentil 95* : Mulheres (todas) < 6 UI/L
Pré-menopausa < 2 UI/L
Homens < 0,5 UI/L
Rastreabilidade: Harmonizado para correlacionar com resultados OMS de UI/L, 75/589
*Quando utilizado em combinação com a avaliação clínica.

Referências

1. NICE guideline [NG126] Published date: 17 April 2019
2. Tintinalli J, Thomas S, Ma J, et al. Emergency Medicine, A Comprehensive Study Guide, McGraw-Hill Education, Oct. 2019
3. Fromm C, Likourezos A, Haines L, et al. Substituting whole blood for urine in a bedside pregnancy test. J Emerg Med. 2012;43(3): 478–82.
4. Korevaar TIM, Steegers EAP, de Rijke EB, et al. Reference ranges and determinants of total hCG levels during pregnancy: the generation R study. Eur J Epidemiol. 2015; 30: 1057–66.
5. Castillo JC, Humaidan P, Bernabéu R. Pharmaceutical options for triggering of final oocyte maturation in ART. Biomed Research International. 2014; Art.ID. 580171.
6. Chard T., REVIEW: Pregnancy tests: a review. Human Reproduction. 1992; 7: 701–710. 
7. Niebyl JR. Drug use in pregnancy and lactation. In: Pearlman MD, Tintinalli JE, eds. Emergency Care of the Woman. New York: McGraw Hill; 1998: 165–178. 
8. British Institute of Radiology, Society and College of Radiographers and the Royal Society of Radiologists. A guide to understanding the implications of Ionising Radiation (Medical exposure). Regulations in diagnostic and interventional radiology. London; The Royal Society of Radiologists, 2015.
9. Gottlieb et al. Comparison of Urine and Whole Blood Pregnancy Testing. Western Journal of Emergency Medicine. 2016; 17:449–453
 

MAPSSS-000755 R2

São usados cookies neste sítio

Uso dos cookies
Confirme a sua conta com a Radiometer

Introduza um endereço de e-mail válido

CONTINUAR
Ao submeter este formulário, confirmo que revi e compreendi o aviso de privacidade de dados
A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente. Se já estiver registado, será encaminhado para o Microsoft Azure AD para iniciar a sessão utilizando as suas credenciais Microsoft Azure AD.
Já está registado
A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente. Se já estiver registado, será encaminhado para o Microsoft Azure AD para iniciar a sessão utilizando as suas credenciais Microsoft Azure AD.
Obrigado

Enviaremos brevemente para si um convite por e-mail para iniciar sessão utilizando o Microsoft Azure AD.

A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente.
Lamentamos

Parece que o seu e-mail ainda não se encontra registado

Enviámos anteriormente um convite por e-mail

Por favor clique em "iniciar", no e-mail, para completar o processo de registo

A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente.
Lamentamos

Não somos capazes de processar o seu pedido devido a um erro de comunicação

Lamentamos

Parece que esta conta não tem autorização de acesso ao portal

A Radiometer está a utilizar o Microsoft AZURE Active Directory (AZURE AD) para autenticar utilizadores

A Radiometer utiliza o AZURE AD para proporcionar acesso seguro a documentos, recursos e outros serviços no nosso portal do cliente para clientes e parceiros.

Se a sua organização já está a utilizar o AZURE AD, pode utilizar as mesmas credenciais para aceder ao portal do cliente da Radiometer.

Benefícios principais

  • Permite a utilização de credenciais existentes de Diretórios Ativos
  • Experiência de início de sessão única
  • Utilização das mesmas credenciais para aceder a futuros serviços

Pedido de acesso

Irá receber um convite para aceder aos nossos serviços por e-mail quando o seu pedido tiver sido aprovado.

Quando aceita o convite, e a sua organização já está a utilizar o AZURE AD, pode utilizar as mesmas credenciais para aceder ao portal do cliente da Radiometer. Caso contrário, será enviada por e-mail uma password de acesso único.