Analisador de gases no sangue ABL9
Inteligente e simples
- Simples, fiável, acessível
- Guia passo-a-passo no ecrã
- Para ambientes com poucos testes por dia
O analisador de gases no sangue ABL9 está particularmente concebido para o ambiente dos cuidados críticos, com a realização de poucos testes por dia.
Simples de utilizar, cabe na maior parte dos ambientes, graças à sua dimensão reduzida.
Graças ao guia passo-a-passo no ecrã, pode facilmente testar amostras de doentes no analisador ABL9 e receber resultados rápidos do equilíbrio ácido-base, bem como dos valores de oxigénio e estado dos eletrólitos.
Em poucos segundos, terá a informação de que precisa para tomar as decisões de diagnóstico certas para o seu doente em estado crítico.
Parâmetros medidos
Potencial hidrogeniónico
O grau de acidez ou alcalinidade de qualquer líquido (incluindo o sangue) é uma função da sua concentração de iões hidrogénio [H+], e o pH é apenas uma maneira de exprimir a atividade dos iões hidrogénio. A relação entre o pH e a concentração de iões hidrogénio é descrita da seguinte maneira:
pH = -log aH+
onde aH+ é a atividade dos iões hidrogénio.
O pH baixo está associado com acidose e o pH alto com alcalose [1].
1. CLSI. Blood gas and pH analysis and related measurements; Approved Guidelines. CLSI document CA46-A2, 29, 8. Clinical and Laboratory Standards Institute, 940 West Valley Road, Suite 1400, Wayne, Pennsylvania 19087-1898 USA, 2009.
Pressão parcial de dióxido de carbono
O dióxido de carbono (CO2) é um gás ácido. A quantidade de CO2 no sangue é largamente controlada pela taxa e profundidade da respiração ou ventilação. pCO2 é a pressão parcial de CO2 no sangue. É uma medida da pressão exercida pela pequena porção (~5 %) de CO2 total que permanece no estado gasoso, dissolvido no plasma sanguíneo. pCO2 é o componente respiratório do equilíbrio ácido-base e reflete a adequação da ventilação pulmonar. A gravidade da falha do ventilador, assim como a cronicidade, podem ser avaliadas O lactato, o anião que resulta da dissociação do ácido lático, é um metabolito intracelular da glucose. [1]
1. Higgins C. Parameters that reflect the carbon dioxide content of blood. www.acutecaretesting.org Oct 2008.
Pressão parcial de oxigénio
A quantidade de oxigénio no sangue é controlada por muitas variáveis, por ex., ventilação/perfusão. pO2 é a pressão parcial do oxigénio numa fase gasosa em equilíbrio com o sangue. pO2 reflete apenas uma pequena fração (1 – 2 %) do oxigénio total no sangue dissolvido no plasma sanguíneo [1]. Os restantes 98 – 99 % de oxigénio presentes no sangue estão ligados à hemoglobina nos eritrócitos. pO2 reflete principalmente a captação de oxigénio nos pulmões.
1. Wettstein R, Wilkins R. Interpretation of blood gases. In: Clinical assessment in respiratory care, 6th ed. St. Louis: Mosby, 2010.
Hematócrito
Hametócrito, o rácio entre o volume de eritrócitos e o volume de sangue total.
Cálcio
O ião cálcio (Ca2+) é um dos catiões mais predominantes no organismo, onde aproximadamente 1% está presente no líquido extracelular do sangue. O Ca2+ desempenha um papel vital para a mineralização e muitos processos celulares, por ex., contratilidade do coração e da musculatura esquelética, transmissão neuromuscular, secreção hormonal e ação em várias reações enzimáticas, tais como, por ex., a coagulação sanguínea.
Cloreto
O cloreto (Cl-) é o principal anião no líquido extracelular e um nos aniões mais importantes no sangue. A função principal do Cl- é manter a pressão osmótica, o equilíbrio hídrico, a atividade muscular, a neutralidade iónica no plasma, e ajudar a elucidar a causa de distúrbios ácido-base.
Potássio
O potássio (K+) é o principal catião no líquido intracelular, onde tem uma concentração 25 - 37 vezes maior (∼150 mmol/L nas células dos tecidos, ∼105 mmol/L nos eritrócitos) do que no líquido extracelular (∼4 mmol/L) [1, 2]. O K+ tem várias funções vitais no corpo, por ex., regulação da excitabilidade neuromuscular, regulação da frequência cardíaca, regulação do volume intracelular e extracelular e do estado ácido-base.
1. Burtis CA, Ashwood ER, Bruns DE. Tietz textbook of clinical chemistry and molecular diagnostics. 5th ed. St. Louis: Saunders Elsevier, 2012. Engquist A. Fluids/Electrolytes/Nutrition. 1st ed. Copenhagen: Munksgaard, 1985.
2. Engquist A. Fluids/Electrolytes/Nutrition. 1st ed. Copenhagen: Munksgaard, 1985.
Sódio
O sódio (Na+) é o catião dominante no líquido extracelular, onde tem uma concentração 14 vezes maior (∼140 mmol/L) do que no líquido intracelular (∼10 mmol/L). O Na+ contribui fortemente para a osmolalidade do líquido extracelular e a sua principal função é sobretudo controlar e regular o equilíbrio hídrico, e manter a pressão arterial. O Na+ é também importante na transmissão dos impulsos nervosos e na ativação da contração muscular.
Clique aqui para renovar o consentimento
O seu analisador de gases no sangue concebido para gasometrias simples no ponto de cuidado
O analisador ABL9 disponibiliza-lhe resultados fiáveis em apenas 77 segundos, com 70 microlitros de sangue. Os engenheiros da Radiometer criaram um analisador de gases no sangue inteligente e simples, fácil de utilizar.
Veja o vídeo de como o analisador ABL9 foi concebido para ajudá-lo a melhorar os cuidados ao paciente.
Saiba mais acerca da realização de gasometrias no POC com o analisador de gases no sangue ABL9
Contacte-nos para saber o que torna o analisador de gases no sangue ABL9 intuitivo, rápido e acessível.
Responderemos ao seu contacto, via telefone ou email, o mais rapidamente possível.
Produtos e soluções relacionados
Fontes de conhecimento relacionadas
Uma orientação para as suas gasometrias
São usados cookies neste sítio
Uso dos cookiesIntroduza um endereço de e-mail válido
Enviaremos brevemente para si um convite por e-mail para iniciar sessão utilizando o Microsoft Azure AD.
Por favor clique em "iniciar", no e-mail, para completar o processo de registo
Não somos capazes de processar o seu pedido devido a um erro de comunicação
A Radiometer está a utilizar o Microsoft AZURE Active Directory (AZURE AD) para autenticar utilizadores
A Radiometer utiliza o AZURE AD para proporcionar acesso seguro a documentos, recursos e outros serviços no nosso portal do cliente para clientes e parceiros.
Se a sua organização já está a utilizar o AZURE AD, pode utilizar as mesmas credenciais para aceder ao portal do cliente da Radiometer.
Benefícios principais
- Permite a utilização de credenciais existentes de Diretórios Ativos
- Experiência de início de sessão única
- Utilização das mesmas credenciais para aceder a futuros serviços
Pedido de acesso
Irá receber um convite para aceder aos nossos serviços por e-mail quando o seu pedido tiver sido aprovado.
Quando aceita o convite, e a sua organização já está a utilizar o AZURE AD, pode utilizar as mesmas credenciais para aceder ao portal do cliente da Radiometer. Caso contrário, será enviada por e-mail uma password de acesso único.