PCT (procalcitonina)

Um biomarcador para ajudar no diagnóstico da sépsis

  • Solicite mais informações sobre os biomarcadores
    Gostaria de saber mais sobre os biomarcadores da Radiometer

    Detalhes do contacto

    Detalhes do local de trabalho

    Ao submeter este formulário, confirmo que revi e compreendi o aviso de privacidade de dados

    All fields must be filled!

  • Ver mais produtos
  • Resultados rápidos
  • Deteção precoce de sépsis
  • Melhor monitorização da progressão da doença

Teste de PCT no serviço de urgência

Muitos pacientes chegam ao serviço de urgência com uma infeção local ou, em alguns casos, desenvolvem uma infeção após um traumatismo ou cirurgia importantes.

A sépsis pode ser definida como uma disfunção potencialmente fatal dos órgãos causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infeção [1]. A sépsis é a principal causa de morte nos hospitais [2].

A sépsis pode ser difícil de identificar, particularmente nas fases iniciais, e representa um desafio considerável de diagnóstico para os médicos dos serviços de urgência e dos cuidados intensivos.

A procalcitonina (PCT) é libertada em quantidades maiores em resposta a uma infeção, atuando assim como um indicador de risco para sépsis.

PCT - um biomarcador para ajudar no diagnóstico da sépsis

A procalcitonina (PCT) é uma pró-hormona polipeptídica da calcitonina com 116 aminoácidos.

A PCT é sintetizada principalmente pelas células C da glândula tiroide, e, em menor grau, no tecido neuroendócrino de outros órgãos, como os pulmões e intestinos. Os níveis de procalcitonina normais no sangue são muito baixos [3].

Contudo, a sua produção pode ser estimulada em quase qualquer órgão por citocinas inflamatórias e especialmente pelas endotoxinas bacterianas, presentes, por ex., durante a sépsis, levando à libertação de quantidades elevadas de procalcitonina no sangue. Isto permite usar os níveis de PCT como biomarcadores de sépsis. Quanto maior o nível de PCT, maior a probabilidade de infeção sistémica e sépsis [3].

A mais-valia dos testes no ponto de cuidado

As taxas de mortalidade associadas à sépsis continuam a ser mais elevadas do que as do cancro da próstata, cancro da mama e VIH/SIDA combinados [4], apesar das diretrizes rigorosas para a implementação de terapêuticas precoces e eficazes que melhoraram as hipóteses de sobrevivência [5].


O teste de PCT AQT90 FLEX de cuidados rápidos e agudos da Radiometer, um ensaio de diagnóstico in vitro para a determinação quantitativa de PCT em amostras de sangue total ou plasma com heparina de lítio, é uma ferramenta importante para os profissionais de cuidados agudos e intensivos, ajudando na deteção precoce da sépsis. Isto permite aos médicos iniciarem atempadamente o tratamento com antibiótico.


A PCT tem a vantagem potencial de um diagnóstico precoce da doença e de uma melhor monitorização da sua progressão. O diagnóstico e o tratamento precoces são cruciais para as taxas de sobrevivência [6].

Teste de PCT no analisador AQT90 FLEX

O analisador de imunoensaio AQT90 FLEX é um analisador de bancada que permite avaliações rápidas de biomarcadores junto do paciente. O AQT90 FLEX disponibiliza resultados de PCT em menos de 21 minutos, ajudando os profissionais clínicos a tratar pacientes gravemente doentes em risco de sépsis [7].

O seu sistema de tubo fechado facilita o teste de PCT: o operador simplesmente introduz o tubo de amostra no suporte de tubos na porta de amostras e o analisador realiza todos os passos do ensaio automaticamente. Não é necessária a preparação da amostra.

Principais benefícios da PCT no analisador AQT90 FLEX


  • Sem exposição a sangue: sistema fechado
  • Sem preparação de amostra ou ensaio
  • Tipos de espécimes: Amostras de sangue total venoso e plasma
  • Em geral, os testes de PCT mostraram uma excelente afinidade com a cultura de sangue
  • Elevada correlação com outros testes de PCT disponíveis no mercado

Especificações do teste de PCT

Tempo de resposta:
21 min.
CV % (plasma): CV % intra-laboratório na conc. de 0,092 μg/L: 12,5 %
Percentil 95*: < 0,12 μg/L para sangue total e 0,087 μg/L para plasma
Rastreabilidade: Harmonizado para correlacionar com os resultados do ensaio B∙R∙A∙H∙M∙S PCT® sensitive KRYPTOR®


*Estes valores só devem ser utilizados como exemplos. Cada laboratório deve definir o seu próprio limiar.

Nota sobre marcas registadas

B·R·A·H·M·S PCT® e B·R·A·H·M·S® são marcas registadas da B·R·A·H·M·S GmbH; KRYPTOR® é uma marca registada da Cisbio Bioassays; todas as outras marcas comerciais pertencem aos seus respetivos proprietários.

Referências

1. Singer M, et al. The Third International Consensus Definitions for Sepsis and Septic Shock (Sepsis-3). JAMA 2016
2. Rudd et al. Global, regional, and national sepsis incidence and mortality, 1990 -2017: analysis for the Global Burden of Disease Study. The Lancet Volume 395, Issue 10219, 18 -24 January 2020; 200-211.
3. Sartelli M, et al. The role of procalcitonin inreducing antibiotics across the surgical pathway. World Journal of Emergency Surgery. 2021
4. Vincent JL. Increasing awareness of sepsis: World Sepsis Day. Crit Care 2012
5. Levy MM, Dellinger RP, Townsend SR, et al. The Surviving Sepsis Campaign: results of an international guideline-based performance improvement program targeting severe sepsis. Intensive Care Med 2010
6. Riedel S, et al. Procalcitonin as a Marker for the Detection of Bacteremia and Sepsis in the Emergency Department. Am J Clin Pathol 2011
7. Li et al. Determining procalcitonin at point-of-care; A method comparison study of four commercial PCT assays. Practical Laboratory Medicine 2021; 25.

MAPSSS-000769 R3

São usados cookies neste sítio

Uso dos cookies
Confirme a sua conta com a Radiometer

Introduza um endereço de e-mail válido

CONTINUAR
Ao submeter este formulário, confirmo que revi e compreendi o aviso de privacidade de dados
A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente. Se já estiver registado, será encaminhado para o Microsoft Azure AD para iniciar a sessão utilizando as suas credenciais Microsoft Azure AD.
Já está registado
A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente. Se já estiver registado, será encaminhado para o Microsoft Azure AD para iniciar a sessão utilizando as suas credenciais Microsoft Azure AD.
Obrigado

Enviaremos brevemente para si um convite por e-mail para iniciar sessão utilizando o Microsoft Azure AD.

A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente.
Lamentamos

Parece que o seu e-mail ainda não se encontra registado

Enviámos anteriormente um convite por e-mail

Por favor clique em "iniciar", no e-mail, para completar o processo de registo

A Radiometer está a utilizar o Microsoft Azure AD para autenticar o acesso do cliente.
Lamentamos

Não somos capazes de processar o seu pedido devido a um erro de comunicação

Lamentamos

Parece que esta conta não tem autorização de acesso ao portal

A Radiometer está a utilizar o Microsoft AZURE Active Directory (AZURE AD) para autenticar utilizadores

A Radiometer utiliza o AZURE AD para proporcionar acesso seguro a documentos, recursos e outros serviços no nosso portal do cliente para clientes e parceiros.

Se a sua organização já está a utilizar o AZURE AD, pode utilizar as mesmas credenciais para aceder ao portal do cliente da Radiometer.

Benefícios principais

  • Permite a utilização de credenciais existentes de Diretórios Ativos
  • Experiência de início de sessão única
  • Utilização das mesmas credenciais para aceder a futuros serviços

Pedido de acesso

Irá receber um convite para aceder aos nossos serviços por e-mail quando o seu pedido tiver sido aprovado.

Quando aceita o convite, e a sua organização já está a utilizar o AZURE AD, pode utilizar as mesmas credenciais para aceder ao portal do cliente da Radiometer. Caso contrário, será enviada por e-mail uma password de acesso único.